terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Problemas que se pode deparar quando vem para Africa

Vou vos  falar de coisas básicas.
Água - o que mais falta nesta terra é a agua, temos água publica 4  horas por dia das 6 - 10, que enche os reservatórios de água que tem que dar para o resto do dia. De vez em quando de forma aleatória nem essa aparece, e lá se vai água. Para quem  nunca pensou sobre isto... precisamos de agua para tomar banho, para as sanitas, para cozinhar, para levar a roupa, para lavar os dentes.... Solução: Muitos garrafões de reserva para estas ocasiões 

Electricidade: Muito frequente " foi-se a luz" normalmente vem não fica muito tempo ausente. Solução: Gerador

Horas de espera: É uma coisa inacreditável, perdemos horas em todo o lado, tudo demora. Solução: Esperar e respirar fundo

Um não pode ser um sim: Primeira a pessoa que te atende um telefone ou que te receba inicialmente nunca é do departamento que precisas..." Vou chamar o meu colega, eu não sei responder a isso ou esse não é o meu departamento". Pedem te mil coisas mas se não tiveres também não é problema, é recorrente. Conto vos 2 episódios que me aconteçaram que representam o que acabei de dizer: 

Acontecimento 1 - 
Ao telefone
M.R - " Por favor queria fazer uma reserva para 8 pessoas para as 21h00" 
Empregado 1 " Isso é com o meu colega, vou passar"

M.R - Boa noite, queria  fazer uma reserva para 8 pessoas para as 21h000
Empregado 2 - Nós não estamos a fazer reservas mas espere vou passar a um colega

M.R - Boa noite, queria fazer uma reserva para 8 pessoas para as 21h00
Empregado 3 - Nós não estamos a fazer resevas...

M.R - ohhh
Empregado 3- Quantos são?
M.R -8

Empregado 3-  A que horas?
M.R -21h

Empregado  3 - o seu nome?
M.R -M.R
Empregado 3 -  Está marcada, mas só até as 21h...

Acontecimento 2 
No banco:

M.R - Bom dia eu vim depositar dinheiro, mas não trouxe numero de conta é preciso
Empregado - É sim

M.R - mas eu não tenho aqui 
Empregado - É mesmo preciso o numero de conta para depositar
Qual é o seu nome? 

Entrega-me um papel para preencher...

M:R: Olhe desculpa eu não sei a minha morada de cor, é preciso
Empregado: não faz mal

M.R: olhe eu não sei o numero da clínica ainda.
Empregado: não faz mal

M.R.  Sabe que estou aqui à pouco tempo, Municipio e provincia... Luanda é municipio?
Empregado: Não precisa escrever, eu depois coloco.

Resolvido! 

É preciso tudo... MAS... tudo se resolve.. demore o tempo que demorar!

Ser simpático: Temos que ter muito cuidado com a simpatia. Brevemente se percebe que quando mais querido e simpático mas vão abusar. Ia com o meu colega, ele é sempre super simpático para os seguranças, eu fico-me pelo Bom dia ontem foram lhe pedir dinheiro, na sexta tabaco.  A mim nunca ninguém me pediu nada. 

Transito: Toda a gente fala disto, eu felizmente não vivo na pele diariamente este problema, mas já vi... e digo vos é assustador! Uma fila tem 3 carros, sem regras, salve-se quem poder.  Para perceberem um caminho que demora 20 min chega a ser 3 horas! As pessoas dizem e eu acredito, que todo o stress que se vive aqui é derivado ao trânsito. 


QI : Baixo... muito baixo! 



Um dia destes falo-vos do bom!



Sem comentários: