quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Trabalho Vs Emocional

Tava a ler o post da T.P. e lembrei-me de quando comecei a trabalhar, sitio novo, pessoas novas...

Sem dúvida que o início custa sempre, é uma fase de adaptação mas acho que é a fase onde a motivação está ao mais alto nível... No início queremos mostrar a todo o custo o que valemos (normalmente bem mais do o que nos pagam), mostrar a nossa competência, eficácia, empenho e valor...

Acho que no fundo é essa a melhor fase... Depois à medida que o tempo passa e a nossa competência já não é tão reconhecida vamo-nos encostando, vamos ficando mais moles, vamos ficando menos ferozes...

Sou uma pessoa bastante emocional na minha vida privada mas zero a nível profissional...

Profissionalmente sou de uma racionalidade assustadora... Já na faculdade o era... Quando era para estudar era mesmo a sério mas se me sentia demasiado confiante normalmente dava m$rda...

Prefiro sempre jogar pelo seguro e não levantar as minhas expectativas em relação a nada... faço o que está ao meu alcance e a nada mais serei obrigada...

Sou advogada (ainda estagiária) e sei que no fundo gosto do que faço, gosto de ajudar os outros, gosto de resolver problemas (dá um certo poder lol), gosto de ser prestável (qb), mas não vou contra aquilo que penso, e se o Cliente não tem razão serei a primeira a dizê-lo e a demonstrar-lhe porque não tem... As coisas são como são e um advogado (lamento) não está cá para nos dar em razão e defender em tudo... Há de facto coisas que não são defensáveis, que não acreditamos e que para nós não faz sentido...

Alguém que um dia me "leu" a mente disse-me: "Está na profissão certa... Mas não está nela por causa do dinheiro... Até pode pensar que é mas não é essa a sua verdadeira motivação". E sim acho que ela tinha razão... Fui para esta profissão por causa do dinheiro (pobre universitária a achar que ia encher os bolsos com esta profissão lol que ilusão) mas não é isso que me faz querer levantar todos os dias e trabalhar...

Essa mesma pessoa definiu-me a nivel de trabalho com três simples palavras:
  • Guerreira;
  • Justiça;
  • Gratidão. 
Três palavras que me difinem profissionalmente... Justiça não poderia fazer mais sentido não fosse a advocacia a minha profissão, guerreira porque sim quando acho que tenho razão vou até às ultimas instâncias, gratidão porque reconheço nos outros o bem que me fazem...

O facto de não defender aquilo que para mim é indefensável poderá vir a trazer-me alguns problemas profissionalmente, a não aceitar certos Clientes, assuntos por não achar que tenham defesa possível...
O que vem de encontro a que o dinheiro obviamente é extremamente importante mas não é ele que realmente me motiva profissionalmente... O facto de não ser materialista faz com que outros valores se sobreponham a uma conta recheada de dinheiro e a uma consciência recheada de culpa... 

Sou batalhadora, ainda estou no inicio da labuta, sei precisamente o que valho profissionalmente, sou segura de mim e vou até onde for preciso para perseguir os meus objectivos... Espero que a sorte me ajude e esteja ao meu lado...
Quem dera ser assim no amor...
M.O.

     

Sem comentários: