sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O mundo está perdido

Ouvi tantas vezes ao longo da minha vida, e ontem dei por mim a dizer isto " o mundo está perdido" 

Há uns meses, no Verão, estava a passear com o meu namorado numa vila do Alentejo,  onde ele tem  casa. Estava a passear com ele na rua e aparece o irmão dele de  13 anos a fumar, completamente sozinho no meio da rua.
O meu namorado ficou perturbado, não sabia o que fazer, eu própria não sabia como lidar com a situação nem o que o aconselhar. Ele queria dizer aos pais, eu aconselhei o a não dizer para já, falar com ele calmamente. Decidiu contar à mãe e teve uma conversa com ele. 
Um miúdo de 13 anos a fumar na rua sozinho fez -me questionar algumas coisas...
Rebeldia?
Necessidade de aceitação? mas estava sozinho...
Já viciado?

Não conseguia entender...  embora ache que cada vez os jovens comecem a fumar mais cedo.

Bem... parece que na altura o meu namorado e a mãe falaram com o irmão e acharam que tinha ficado resolvido, tentaram levar para uma conversa educativa deram-lhe um castigo mas nada de especial. 
Há uma semana atrás aparece em casa " todo partido" porque supostamente andou a falar com a namorada de outro rapaz e ele bateu-lhe.
Ontem foi a mãe deles chamada à escola,  deixou-o à porta e ele não entrou na escola.
Então o que aconteceu?
O rapaz foi não sei a onde a pé pagar 20 euros que devia a uns rapazes  ( e por isso tinha levado porrada) a quem tinha comprado 4 gansas e fumado sozinho!

A sério que isto preocupa-me, se tivesse 16, 17,18 anos eu era a própria a dizer " está na idade de fazer estas asneiras" epa mas o miúdo tem 14 anos! 
Não faço ideia como se deve agir nestas situações, o que se deve dizer, eles la tiveram a falar com o miúdo, ele entregou o maço de tabaco ao irmão, mas acho sinceramente que não adianta nada. 
Isto não tem nada a ver com a educação, pode ajudar sem dúvida,  o envolvente social? anda num colégio privado caríssimo,  acho que este tipo de coisa nasce com a pessoa,  é intrínseco, a educação e o meio social pode influenciar, mas este é um típico caso que não tem nada a ver. É assustador, " o mundo está perdido".

M.R.

1 comentário:

rosa_chiclet disse...

credo..
é uma situação muito complicada..

e não vai ser nada fácil resolver..

kisses***