terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Pessoa Ideal

Será mesmo um mito?

Acabei de ler um texto que compara a nossa ilusão de pessoa ideal com um monstro... Ou seja, essa pessoa é tão perfeita que acaba por se tornar um monstro, alguém que não existe... só na nossa cabeça e imaginação...

"É a imagem que inventámos algures pelo caminho, da pessoa que queremos para partilhar a nossa vida. Tipicamente é uma pessoa desenhada para uma relação próxima, mas há quem se especialize em fabricar dezenas de pessoas ideais, para aplicar a amigos, colegas e até estranhos. Depois de estar fabricada, esperamos genuinamente que as pessoas de carne e osso correspondam a ela."

"Esta pessoa ideal – mesmo estando apenas na nossa cabeça – tem uma influência grande na nossa vida: há relações que não começam porque alguém não cumpre todos os requisitos da pessoa ideal. Há namoros que acabam porque um dos namorados não consegue ser como a pessoa ideal. Há casamentos que passam por dificuldades porque a pessoa ideal intromete-se demasiada vezes na vida do casal…"

"O segredo que torna esta pessoa invencível em todas as áreas é o facto de ser um monstro. É um frankenstein, uma coleccção de várias pessoas diferentes, uma montagem sinistra de mil personalidades diferentes. A pessoa ideal tem que ser linda, inteligente, atenta, interessante, divertida, profunda, generosa e por aí fora, numa combinação impossível de virtudes. Acabámos por criar na nossa cabeça um monstro que tratamos como um ídolo."

"A ironia é que a pessoa ideal é incapaz de nos dar o amor que tanto desejamos. Os monstros não amam.
Todo o amor que queremos, lutamos e procuramos, vem apenas das pessoas realíssimas – de carne e osso – que rodeiam a nossa vida."

Digam o que disserem isto faz sentido... Revi-me em cada palavra e sim a pessoa que idealizo NÃO EXISTE... (já me tinham avisado disso)

Não idealizo pessoas em nenhuma área com excepção do amor... Na amizade, trabalho, família sou muito terra a terra, racional e não me deixo influenciar por criações, idealizações... Mas no amor... Ui no amor voou demasiado alto e crio na minha cabeça a ideia de alguém feito à minha medida...
Mas sejemos sinceros... não existe...

Muitas vezes não somos felizes porque vivemos aprisionados nestas ilusões de querer alguém esteriotipado, que prenche certos requisitos e que se não se enquadra não seremos felizes... Na maioria das vezes nem damos hipótese que nos demonstrem o contrário... Guia-mo-nos por ideias pré concebidas, julgamentos primários e muitas vezes infundados...

Contra mim falo... No amor crio demasiadas ilusões e pessoas ideiais porque acho que só assim serei feliz... mas se essa pessoa não existir ou eu não a encontrar? Nunca serei feliz? Esatrei condenada à eterna insatisfação? Não ficarei com alguém "para sempre"?
 
"Pela frente ficamos apenas com uma escolha: a pessoa real que temos à frente, ou a ideal que temos na cabeça.
Como vai ser?"

M.O. 

Sem comentários: