domingo, 19 de janeiro de 2014

Em movimento

"EM MOVIMENTO
Crónica publicada no Livro Onde Reside o Amor, 2011)

Os slogans publicitários sempre me apaixonaram, mesmo antes de ter sido copy-witrer e ainda depois de ter deixado a actividade publicitária. Há os clássicos como há mar e mas, há ir e voltar, poupe energia nas horas de ponta. Os meus preferidos são se não gostar de mim quem gostará? e Em movimento. Este último, usado como assinatura de uma gasolineira, tem excelente aplicação no que respeita a dinâmica da relação homem/mulher.
Se o homem é por natureza um predador e a mulher uma presa, então há que tornar a caça interessante, embora, como se diz no Ribatejo, um dia seja da caça e o outro dia, do caçador.

A caça é o elemento mais determinante numa manobra de sedução. E no amor a sedução não acaba no momento em que se apanha a presa, porque a ideia é apanhar a presa muitas e muitas vezes, todas a que apetecer aos dois. Ora, para se manter a chama, é preciso que a presa perceba que deve estar sempre em movimento.

Uma mulher em movimento é uma mulher interessante. Ela tem sempre imensas coisas para fazer, e quando não tem, inventa. Ela tem amigas com quem almoça todas as semanas, dois ou três amigos de grande confiança e acima de qualquer suspeita com quem vai jantar uma vez por mês, ela trabalha, ela vai à ginástica, ela vai ao cabeleireiro, ela tira cursos de teatro, de comida oriental e de linguagem gestual, tudo isto enquanto deixa os filhos na natação, ela gosta de ir ao teatro, ela vai a exposições, numa palavra, ela tem vida própria.

As mulheres em movimento são mais difíceis de controlar, porque mudam de interesses com facilidade: hoje querem aprender krave maga, amanhã interessam-se por pintura a óleo. Mas têm uma enorme qualidade; estão sempre ocupadas. E quando têm tempo para um homem é porque ele é mesmo importante. Senão, tinham mais do que fazer.

Por outro lado uma mulher em movimento aguça a concentração masculina. O simples facto de um homem não saber o que é que ela poderá estar a fazer naquele exacto momento – pode estar numa aula de ioga, nos saldos com as amigas ou em casa a ler um livro – faz com que ele a valorize. Porquê? Porque sente que não a tem na mão, mesmo que se trate de uma namorada devota ou de uma mulher fiel. A ideia das mulheres terem a sua vida é algo que fascina os homens ao mesmo tempo que os assusta. Os mais corajosos aceitam o desafio, enchem o peito de ar e dão o seu melhor. Os mais comodistas optam por uma sossegadinha, daquelas que organizam a vida em função dos interesses do seu par e que estão sempre em casa à espera que ela volte, com um prato de comida quente e um sorriso submisso.
A mulher quieta até pode ser a dona de casa modelar e a mãe ideal para os filhos, mas tanta simplicidade cansa o caçador, porque não lhe desperta o instinto. A não ser que este seja do género paz de alma ou já tenha literalmente encostado às boxes, uma mulher quieta pode tornar-se numa grande maçada.

O segredo da dinâmica poderá estar então no movimento perpétuo, para que o interesse nunca se desvaneça. Sempre que um homem telefone e pergunta onde estás querida? quer dizer que a relação se mantém acesa. Ele quer saber porque se interessa. E interessa-se porque nem sempre sabe. E o facto de nem sempre saber, põe-lhe os sentidos em alerta e aguça-lhe a vontade do reencontro.
É claro que as mulheres não fazem de propósito. Elas estão apenas em movimento." MRP


Não se esqueçam... mantenham-se em movimento ;) 
M.O., solteira mas com fé (?)



Sem comentários: